導入事例

CASE

Como investir em criptomoedas

Investimentos em criptomoedas

Ninguém pode controlar ou manipular o protocolo da moeda digital devido a sua criptografia. Com isso, o núcleo do Bitcoin é reconhecido como confiável por ser neutro, transparente e previsível. A seguir, conheça alguns dos principais ativos digitais disponíveis no mercado. Quem acompanha o mercado, mesmo que de longe, certamente já se surpreendeu com os altos e baixos das criptomoedas no noticiário.

melhores programas de afiliados de cripto para gerar renda passiva 2025

Investimentos em criptomoedas

Primeiro tem de escolher uma corretora especializada ou uma das instituições financeiras que também já oferecem este serviço. Existe também a possibilidade de transacionar moedas digitais diretamente com o comprador e vendedor, mas evite esta modalidade, pois o risco de fraude é elevado. A Foxbit, criada em 2014, é uma plataforma de origem brasileira que oferece uma experiência intuitiva para compra e venda de criptomoedas, sendo uma opção interessante também para investidores em Portugal. A criação de conta é gratuita, e os depósitos podem ser feitos em criptomoedas ou moedas fiduciárias, embora a conversão para ativos digitais, como Bitcoin, precise ser feita manualmente. Com um catálogo variado, a Foxbit permite a diversificação de carteiras e até a receção de pagamentos em Bitcoin, uma funcionalidade útil para indivíduos e empresas.

Abrir uma conta em uma exchange

Também é possível armazenar as suas criptomoedas diretamente no site onde as comprou. A Bitcoin e a Etherum são as mais conhecidas e valiosas, mas existem mais de 15 mil criptomoedas. Para cada um deles, atribuímos um ponto à plataforma, sempre que a avaliação é satisfatória, caso contrário, zero pontos. A existência de processos judiciais, passados ou presentes, interpostos pelos reguladores por práticas ilícitas é um critério importante, bem como o nível de segurança cibernética que protege os dados dos clientes. Quando a transação de moedas virtuais constitui uma atividade profissional ou empresarial está sujeita a tributação. Um dos critérios usados pelo Fisco para apurar o valor do imposto a pagar – se houver lugar a tributação – é o caráter regular das transações.

B3 lança cartão presente para compra de títulos públicos

A ideia é que, em uma transmissão online e gratuita, Valter revele para os investidores interessados como acessar essa lista de criptomoedas com potencial milionário. O pânico contagiou todo o mercado, com as principais criptomoedas a registarem quebras de dois dígitos. Parafraseando uma citação que corre nas redes sociais, as criptomoedas estão a atravessar todos os problemas financeiros dos últimos 100 anos, comprimidos em apenas dez. Em comparação com o ouro, a participação dos institucionais ainda é baixa, porém é muito robusta. Grandes bancos e gestoras de investimentos como a BlackRock, Barclays e JP Morgan também estão puxando a fila na adoção institucional do Bitcoin e de outras criptomoedas. Este crescimento reflete um movimento global onde as novas gerações desafiam modelos financeiros tradicionais e procuram soluções que lhes ofereçam maior flexibilidade e controlo sobre o seu património.

Onde guardar as moedas virtuais

Os golpistas criam sites ou aplicativos que parecem sérios e confiáveis, mas acabam ficando com o dinheiro das vítimas. Pesquise bastante, se informe, troque experiências com outros investidores e dê preferência para plataformas mais conhecidas e utilizadas. Portanto, é muito importante guardar a chave-mestra com todo o cuidado e não perdê-la jamais.

Grau de aceitação e volatilidade

O estudo ouviu 2007 pessoas em 113 municípios entre os dias 9 e 11 de dezembro do ano passado. No entanto, tenha em conta que não basta deter este tipo de produto, sendo preciso contar o número de dias e meses durante os quais estes instrumentos financeiros estão em carteira. Os dados revelados pelo estudo chamam atenção para a necessidade de ampliar o acesso à educação financeira. O estudo indica que 16% dos brasileiros têm ou já tiveram investimento em criptomoedas, correspondendo a cerca de 25 milhões de pessoas.

Estudo Bem-Estar Financeiro

As carteiras Desktop são consideradas mais seguras, mas também estão vulneráveis a vírus e malwares. As carteiras Mobile são as mais práticas e úteis para uma utilização diária, mas além do risco de estarem ligadas à Internet, existe uma maior probabilidade de perder ou danificar o seu dispositivo móvel. Também feita em 2013, tem como estampa o cachorro japonês Kabosu e foi criada para atingir um público mais amplo, sendo considerada uma criptomoeda meme. Outra vantagem é que o usuário pode proteger o dinheiro com cópias de segurança e criptografia.

Criptomoedas: guia para dar os primeiros passos no mundo dos ativos digitais

Especialistas em criptomoedas consideram a $FXG a próxima altcoin com potencial de 100x devido à sua utilidade no mundo real e casos de uso na plataforma FXGuys. Além disso, 54% dos entrevistados afirmam conhecer o Bitcoin, fato que demonstra uma ampla familiaridade com a moeda digital criada por Satoshi Nakamoto. Em contrapartida, dos que conhecem o Bitcoin, aproximadamente dois terços não se familiarizam com outras moedas digitais. Esses dados reforçam a presença do Bitcoin como a principal referência para os investidores, ainda que o mercado possua uma diversidade de alternativas.

Bitcoin ou outras criptomoedas?

Agora que você decidiu de fato investir em criptomoedas, o processo de como investir muda um pouco de uma exchange para outra. Então, para continuar com nosso guia de como investir em criptomoedas iniciantes, vamos dar uma olhada no processo de cadastro em duas exchanges. Criptomoedas são um tipo de dinheiro digital descentralizado, ou seja, que não são controladas por governos ou instituições financeiras. As criptos são representadas por tokens em uma blockchain, que são basicamente combinações de dígitos que representam um token ou transação.

Como começar a investir em criptomoedas

De forma bem simplificada, criptografia é um modo de embaralhar uma informação para que somente quem tem o código – também chamado de “chave” – consiga decifrá-la. Por outro lado, existem diferenças como o horário de funcionamento dos dois mercados. Enquanto os pregões das Bolsas acontecem no horário comercial local, as negociações de criptomoedas são feitas 24 horas por dia, sete dias por semana. A escassez também é um fator determinante, já que muitas criptomoedas têm um número limitado de unidades.

Escolher o tipo de carteira

Inevitavelmente, os elevados valores e a facilidade com que podem ser obtidos não podiam deixar de despertar a ganância dos menos escrupulosos. O site dedicado à privacidade online Privacy HQ fez um questionário a proprietários de NFT nos Estados Unidos, e os resultados são esclarecedores. Num padrão semelhante ao mercado da arte, os NFT mais caros e conhecidos, como a coleção Bored Apes, são a exceção, continuando a transacionar por centenas de milhares de dólares. Nos últimos meses, o mercado evidenciou alguns sinais de quebra, pelo menos no que diz respeito ao grosso dos ETF que negoceiam por valores relativamente baixos. A função das stablecoins como esta é manter o valor fixo de um dólar, mas, após dias crescentes de volatilidade, quebrou a paridade com a divisa americana, caindo para os 0,13 USD.

Estamos entre os 10 maiores mercados consumidores de cripto no mundo e temos um histórico de pioneirismo e inovação na regulamentação do setor e no desenvolvimento de projetos ligados à tecnologia blockchain, como o DREX. • O interesse da Geração Z em criptomoedas tem aumentado nos últimos anos. 22% dos utilizadores da plataforma Bit2Me são jovens entre 20 e 30 anos.

O que são os exchanges?

A mineração de criptomoedas tem sido um tema de interesse desde que a Bitcoin se popularizou. O resultado das eleições dos EUA impulsionou as criptomoedas, a que mais beneficiou foi a Dogecoin, cujo valor triplicou no último mês. A posição favorável de Donald Trump em relação às criptomoedas tem vindo a impulsionar a cotação da Bitcoin.

Investimentos em criptomoedas

A valorização meteórica da Bitcoin atraiu muito interesse de investidores e pessoas iludidas pela expectativa de ganhos fáceis e rápidos. É fácil de entender o que são ações, divisas, obrigações ou matérias-primas. É menos trivial entender o que são e como funcionam as criptomoedas, mas está longe de ser um “bicho de sete cabeças”.

Existem algumas casas no Brasil, chamadas de exchanges, que oferecem esse tipo de serviço. Além disso, ele explica que as carteiras de moedas digitais podem ser protegidas por criptografia, mas que cabe ao usuário ativá-la. “Se um usuário não cifra a sua carteira, os Bitcoins podem ser roubados por malware”, diz. Da mesma forma, as casas de câmbio de moedas digitais precisam se proteger da ação de hackers – notícias sobre roubos acontecem eventualmente. Atualmente, pagamentos realizados com moedas digitais são processados com taxas baixas ou até isentas.

Investimentos em criptomoedas

Como o próprio nome sugere, stablecoins são um tipo de criptomoeda com preço estável. Elas são projetadas para manter seu valor fixo atrelado e são usadas principalmente por aqueles que desejam, temporariamente, se afastar da volatilidade. Como mencionamos antes, cada blockchain tem sua própria infraestrutura DeFi, embora muitas plataformas optem por serem implantadas em vários blockchains diferentes. Por esse motivo, o cenário DeFi é uma espécie de toca do coelho, e pode ser difícil ficar por dentro de cada novo desenvolvimento e inovação. Com um cenário de serviços em rápida expansão, a DeFi apresenta diversas oportunidades de investimento, com muitas sendo genuinamente lucrativas, enquanto outras acabam sendo menos atraentes do que parecem.

  • Na Bit2Me, a adoção de investimentos em cripto entre os jovens confirma esta tendência.
  • Na verdade, a bitcoin é apenas uma das criptomoedas a circular no mundo virtual.
  • Embora o Bitcoin seja a moeda digital mais conhecida, o conceito de criptomoeda é anterior a ele.
  • Na Binance, você pode comprar cripto e pagar diretamente via PIX ou cartão de crédito e pagar em reais, sem depositar reais na sua conta, ou então fazer um depósito em reais, e converter depois.
  • Eles usam análise técnica e gráficos para encontrar pontos de entrada e saída, focando em resistência, suporte e outros padrões para fazer trades lucrativas.

Genericamente, uma criptomoeda é um tipo de dinheiro totalmente digital que não é emitido por nenhum governo – como é o caso do real ou do dólar, por exemplo. Há também empresas que já aceitam pagamentos em criptomoedas, embora não seja uma divisa que possa ser usada facilmente. Sem ter, por enquanto, um curso legal, ninguém é obrigado a aceitar criptomoeda como meio de pagamento. E ao contrário das moedas tradicionais, como o Euro, por exemplo, não têm uma política monetária, pelo que podem sofrer enormes variações num curto período de tempo. As criptomoedas apareceram após a crise financeira de 2008 e talvez não seja coincidência. Sendo a maior plataforma de criptomoedas do mundo, a Binance oferece custos muito baixos, o que a torna uma escolha atrativa.

Para aqueles que preferem retirar os ativos das corretoras e guardá-los em uma carteira de papel (famoso, imprimir o código), existem também alguns cuidados adicionais de segurança que devem ser tomados. Um dos riscos para quem quer fazer investimento em criptomoedas é a alta volatilidade – mudança repentina de valor – que faz com que fique dificil de prever o comportamento do mercado no curto prazo. Isso dá vantagem por facilitar o recebimento das criptomoedas e a negociação de preço, além do aporte mínimo ser flexível. Mas para entrar com investimento em variados ativos, é necessário conhecimento dos diferentes tipos de carteiras, sendo necessário saber como fazer a custódia. As plataformas de compra e venda de criptomoedas não estão a salvo de hackers.

Por se tratar de um dinheiro eletrônico e criptografado, também há riscos operacionais, como sofrer um ataque de hacker e perder os ativos. Já a principal desvantagem é a alta volatilidade, dado a dificuldade de prever o comportamento desses ativos e investir no curto prazo. Porém, essa regulação se distancia um pouco do que propõe a ideia de negociação livre e descentralizada que se tem com as criptomoedas. Um modo de adquirir as criptomoedas e, assim, fazer o investimento no setor, é pela troca direta entre duas pessoas – conhecido como peer-to-peer, P2P. Portanto, antes de escolher abrir uma conta, é importante analisar a liquidez da exchange (capacidade e velocidade de compra e venda) e os custos que serão cobrados.

Ao investir em criptomoedas, é importante definir metas que estejam alinhadas com sua tolerância ao risco e seu horizonte de tempo. Isso pode ajudá-lo a tomar decisões informadas e a gerenciar o risco de sua carteira. A Coinext é uma exchange de criptomoedas fundada em 2018 que rapidamente se destacou no mercado de criptoativos. Embora seja uma plataforma com origem no Brasil, apresenta funcionalidades e características que a tornam uma opção acessível para investidores em Portugal. A criação de conta na Coinext é gratuita, e os depósitos podem ser realizados de forma simples, com suporte a transferências rápidas, como via PIX no Brasil, e outros métodos internacionais.

  • Além de ser muito competitiva em termos de custos, é das plataformas do mercado com menor histórico de problemas de segurança e credibilidade.
  • A comparação só faria sentido se os níveis de risco fossem semelhantes, o que dificilmente é o caso.
  • De forma simples, as moedas digitais passam por flutuações de preços muito significativas em períodos muito curtos e isso pode gerar tanto ganhos quanto perdas muito consideráveis.
  • Tais números demonstram que, mesmo com um conhecimento limitado sobre outras moedas digitais, os brasileiros reconhecem a utilidade dos criptoativos para a gestão de suas finanças.
  • Originalmente, o Ether não foi criado para ser uma moeda digital como o Bitcoin.
  • Já a série Exponential Coins traz uma carteira com moedas e outros ativos digitais com potencial de valorização exponencial, combinando preceitos de análise gráfica (como o timing de execução das ordens) e análise fundamentalista.
  • Assim como qualquer área de investimento, há vantagens e desvantagens no investimento em criptomoedas.

No entanto, é importante lembrar que o investimento em criptomoedas também apresenta riscos e que o valor desses ativos pode ser altamente volátil. O objetivo principal do tape reading é identificar oportunidades de negociação, avaliando o tamanho das ordens, a velocidade, o preço da ordem e a condição da ordem. Essa estratégia permite que os traders compreendam melhor o desempenho do mercado e melhorem o timing das negociações. Por exemplo, se um grande número de ordens de compra está sendo executado, isso pode indicar uma tendência de alta no preço da criptomoeda. Por fim, a position trade é a estratégia de maior prazo, envolvendo a manutenção de posições por vários dias ou até mais.

O mercado das criptomoedas continua a crescer em termos de valor e adopção. Novas moedas e tecnologias emergem constantemente, criando um ecossistema vibrante e dinâmico. O blockchain, a tecnologia por trás das criptomoedas, envolve várias camadas de segurança, chamadas de criptografia.

O cofundador e CEO da Criptoloja, a primeira corretora de criptomoedas licenciada em Portugal, adverte “que a primeira lição que todos deveriam saber é que não vão ficar ricos com criptomoedas”. Enquanto as criptomoedas funcionam 24 horas por dia, todos os dias na semana, ações de empresas seguem os calendários e horários estabelecidos pelas bolsas e corretoras”, complementa. “Uma carteira de investimentos que maximiza o retorno e reduz o risco deve procurar ativos com diferentes vetores de rentabilidade. O universo cripto ainda é bastante novo Sites de investimentos em criptomoedas e cheio de possibilidades, o que proporciona oportunidades de ganho significativo no médio prazo, conforme essas tecnologias evoluem”, ressalta Tota. Também é possível investir em criptomoedas por meio de ETFs (Exchange Traded Funds), ou seja, um fundo de investimento que é negociado na bolsa de valores, da mesma forma que as ações. Em 2018, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permitiu que os fundos brasileiros fizessem investimentos indiretos em criptomoedas no exterior – comprando derivativos ou cotas de outros fundos, por exemplo.

相談したい・話を聞いてみたい方は